Nesse episódio do “Que bicho é esse?” a bióloga Miriam Perilli conversa com o pesquisador Fernando Lima sobre o jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi).
Os jaguarundis são felinos de pequeno porte (+/- 5kg), com ocorrência em todo o país. Sua coloração varia entre cinza escuro, cinza claro e vermelho.
Apesar de ser uma das espécies de felinos com maior probabilidade de avistamento, na verdade ocorre em baixas densidades.
Os encontros e avistamentos com a espécie se devem ao fato de ser um animal tipicamente diurno.
A base de sua dieta é constituída por roedores e é classificado como Vulnerável pela lista brasileira de espécies ameaçadas.
Fernando Lima possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), especialização em Manejo de Espécies Ameaçadas pelo Universidade de Kent, Reino Unido (2006), mestrado em Zoologia de Vertebrados pela PUC-Minas e doutoradp em Ecologia e Biodiversidade pela UNESP – Rio Claro.
Atua desde 2003 em pesquisa e manejo de felinos e outros predadores em paisagens fragmentadas. Tem expertise em ecologia, organização e análise de dados e é associado ao Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação – LEEC.
Instagram: @fernandoLima.dsc
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Lima23
Link Red List IUCN:
https://www.iucnredlist.org/species/9948/50653167
Dá uma força para manter o DesAbraçando online e com episódios no cronograma contribuindo financeiramente com nosso projeto:
O DesAbraçando é um projeto independente e conta com o apoio dos ouvintes para se manter online e pagar a edição de áudio.
Se você curte o projeto, considere apoiar financeiramente.
Você pode contribuir a partir de R$ 1,00 no www.apoia.se/desabrace
Segue a gente lá nas redes sociais:
https://www.instagram.com/desabrace/Instagram
https://web.facebook.com/desabrace/Facebook
Tweets by desabrace
Canal no Telegram:
https://t.me/desabrace
Visite nossa página:
Envie suas pedradas:
primeirapedra@desabrace.com.br
Envie sua resposta para o “Que bicho é esse?”:
bicho@desabrace.com.br
Visite o site da Sociedade Brasileira de Mastozoologia
https://www.sbmz.org/