Os jacarés-de-papo-amarelo são crocodilianos de médio porte, raramente ultrapassando os dois metros de comprimento na natureza e são bem distribuídos na América do Sul. No Brasil suas populações podem ser encontradas do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, na porção leste do País. Um comportamento instigante e curioso é que os filhotes iniciam sua vida social ainda dentro dos ovos, de onde emitem as primeiras vocalizações que estimulam os demais irmãos a saírem dos ovos em conjunto. As mães cuidam dos ninhos/ovos e posteriormente dos filhotes por um longo período, atendendo sempre aos chamados de vocalização quando emitidos.
Jane de Oliveira tem mestrado e doutorado na UERJ no programa de pós-graduação em ecologia e evolução. Estuda ecologia de répteis e atualmente faz pós-doutorado. Além de jacarés estuda serpentes e lagartos e também se dedica a educação e sensibilização para a conservação, principalmente de serpentes. Tem o projeto Vivendo com as Serpentes que tem objetivo de ensinar os trabalhadores rurais e moradores do campo a conviver de maneira pacifica com as serpentes.
Instagram: @janecfdeoliveira
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Jane_Oliveira2 Link Red List IUCN:
Visite a nossa loja!
Dá uma força para manter o DesAbraçando online e com episódios no cronograma contribuindo financeiramente com nosso projeto:
Segue a gente lá nas redes sociais:
Envie suas pedradas:
Envie sua resposta para o “Que bicho é esse?”:
Apresentação e pauta: Miriam Perilli